Instalação e manutenção de antenas

Quais tipos de antenas para moradias existem? É importante saber para que tipo de uso será destinada a antena, pois não é o mesma coisa fazer a sua instalação para um conjunto de casas ou para um única residência, por exemplo. Assim, em uma primeira classificação, vamos encontrar as antenas coletivas e as antenas com uso individual, diferenciando pela distribuição do sinal. Tendo esse ponto claro, podemos encontrar ainda diferentes tipos de antenas segundo o tipo de sinal:

  • Antenas satélite: são as antenas que permitem ver canais recebendo sinal dos satélites. Para este tipo de antenas é necessário contar com um dispositivo chamado LNB (Universal ou Monoblock). Além disso, também é necessário contar com um receptor satélite para decodificar o sinal recebido via satélite.
  • Antena terrestre: as antenas terrestres são aquelas que recebem o sinal através das ondas hercianas terrestres, isto é, as que se transmitem pela atmosfera sem a necessidade de cabo ou satélite. Dentro deste tipo de antenas encontramos uma ampla variedade de modelos, desde as regulares até as antenas pré-amplificadas de alto ganho.
  • Antenas de interior: são as antenas que suprem a falta de sinal exterior. Esses tipos de antenas contam com um problema, pois devem ser orientadas bem para poder captar canais. Encontramos assim as antenas de interior multidirecionais, que captam direções de 360 graus. O certo é que são as menos usadas em uma moradia, sendo mais comuns em caravanas ou com equipes de TV para camping em geral, pois a qualidade do sinal costuma ser ruim e nada estável.
  • Amplificadores: não são antenas propriamente ditas, mas permitirão melhorar a recepção do sinal se ele for fraco ou se for repartido entre várias televisões.

Tenho Interesse

7 + 4 =

Fale Conosco