A qualidade do ar é importantíssima para a saúde. No entanto, está cada vez mais difícil driblar a poluição e evitar seus malefícios. Promover ações para resolver esse problema e garantir uma respiração boa faz-se fundamental, principalmente em nossas casas.

Mas, afinal, como melhorar o ambiente e promover um ar de qualidade onde vivemos? Confira, no nosso artigo, como e qual é a importância de realizar essa tarefa para garantir qualidade de vida!

O que determina a qualidade do ar?

O ar natural do planeta é puro, não causando danos ao sistema respiratório do ser humano. No mundo moderno, a qualidade do ar sofre alterações graças às poluições às quais o ambiente está submetido. Substâncias prejudiciais são despejadas na atmosfera constantemente, podendo acometer os seres humanos.

Desse modo, avaliar se o ar é bom para respirar, ou não, tornou-se um fator complexo, que envolve diversos fatores a serem analisados. Então, determinar esse índice requer considerar qual o grau de emissão de poluentes, como o ambiente se comporta quanto a ele (retendo as substâncias ou permitindo que elas se dissipam), condições meteorológicas e climáticas da região etc.

Por que é importante respirar um bom ar?

Respirar ar de má qualidade, principalmente em ambientes fechados, confere muitos malefícios. Inalar ar fresco, puro e sem substâncias tóxicas faz-se necessário para manter a saúde respiratória e evitar complicações, como doenças, que são comuns quando passamos muito tempo expostos aos riscos da poluição.

A importância de inalar um ar bom é geralmente subestimada. Como as consequências do ar poluído são gradativas, não vemos seu real perigo. Mas, impactos como câncer de pulmão, doenças cardiovasculares, enfisemas, asma, bronquite, entre outros, são comprovadamente provocados pelo mau ar. Grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças, tornam esses perigos ainda mais graves e recorrentes.

E se proteger desse malefício não é uma tarefa fácil. Ainda que não se possa promover grandes mudanças em grandes ambientes, é possível e necessário cuidar do ar de nossa casa para uma maior qualidade de vida. Descubra como fazer isso a seguir!

Como aumentar a qualidade do ar em casa?

Ter acesso a um ar de qualidade nem sempre é possível, pois dependemos de aspectos que não estão em nosso controle. No entanto, em nossa casa, é possível tomar medidas para controlar o problema e melhorar o que inalamos. Confira!

1. Mantenha os ambientes limpos

Mofo, ácaro, poeira, vírus e bactérias são grandes vilões da respiração. Esses agentes que prejudicam o ar podem ser controlados com limpezas regulares do ambiente. Mantendo a casa sem poeira e sem sujeira, com as superfícies higienizadas, doenças respiratórias serão evitadas!

2. Controle a umidade

A umidade deve ser controlada, pois é essencial para que a respiração seja agradável e o nariz não fique irritado com a secura. No entanto, se desregulada, pode atrair mofo, bolor e acúmulo de bactérias. Deixe o local úmido, mas esteja sempre atento para que o frescor e o toque seco das superfícies se mantenham.

3. Promova o arejamento

Arejar a casa e permitir que brisas frescas circulem se faz preciso para que não haja acúmulo e proliferação de bactérias e fungos. Para isso, abra as janelas e portas sempre que possível, deixando que o ar se renove, eliminando cheiros e agentes nocivos.

4. Conte com a ajuda das plantas

As plantas têm capacidade filtrar o CO², poluente prejudicial, liberando oxigênio puro no lugar. Por isso, são grandes aliadas para melhorar a qualidade do ar em sua residência. Disponha de alguns vasos pelo ambiente e conte com os grandes benefícios para sua respiração e conforto.

A qualidade do ar é um requisito básico para saúde e bem-estar. Existem programas, como a Gerência da Qualidade do Ar (GQA), que são responsáveis por cuidar da poluição que a indústria emite. Mas, garantir que sua casa tenha bons ares e esteja arejada é fundamental para evitar problemas a longo prazo.

Nosso artigo foi útil para você aprender como se prevenir de doenças causadas pela poluição? Quer estar sempre por dentro de conteúdos que melhorem a qualidade de vida da sua família? Nos siga no Facebook e no Instagram e receba sempre conteúdos como este!

Fale Conosco