As mudanças climáticas têm transformado a rotina das pessoas e, com a escassez de chuvas, sentimos ainda mais esses efeitos.

Os baixos níveis de umidade do ar — seja no verão, seja no inverno — trazem uma série de problemas respiratórios e de pele. Além disso, algumas cidades já têm como característica natural a umidade relativa do ar mais baixa.

Se você, assim como muitas pessoas, deseja ter um local de convívio mais confortável e respirável, não deixe de ler este artigo que traz 4 dicas de como permitir que o seu ambiente fique ainda mais aconchegante.

Boa leitura!

1. Tenha plantas dentro da casa

As plantas podem ser grandes aliadas na climatização do ambiente e isso só é possível graças ao poder de reter e liberar umidade, principalmente, em períodos secos. No momento da escolha, prefira plantas com folhas mais largas, como as bromélias.

Além de ajudarem na manutenção da umidade do ar, elas também podem influenciar na decoração da sua casa.

2. Tome banho com a porta aberta

No momento do banho, busque manter a porta aberta para que o vapor gerado se espalhe pelo ambiente e, consequentemente, umidifique todo o local. Em dias mais frios, por exemplo, utilizamos água mais quente e o seu vapor pode deixar o ambiente ainda mais aconchegante.

Uma dica é utilizar ventiladores fora do banheiro para espalhar ainda mais o vapor. Outro ponto é ter menos móveis próximos ao banheiro, visto que eles podem absorver um pouco da umidade do ar.

E no verão, como utilizar essa técnica? Bom, geralmente, utilizamos água mais fria em razão das altas temperaturas. Com isso, a dica é deixar o chuveiro aberto enquanto se seca a pele e, quando possível, deixar que a água seque naturalmente.

3. Coloque uma bacia com aguá no quarto

Essa dica parece simples, mas auxiliará na diminuição do ar seco dentro dos quartos. A quantidade de água não precisa ser grande, basta encher até a metade do recipiente — bacia ou balde —, que já será o suficiente para umedecer todo o ambiente. Nos dias de verão, principalmente, essa técnica será mais útil.

Se em períodos mais secos você sente dificuldade de dormir por causa do esforço da respiração, basta adicionar 2 gotas de óleo essencial de lavanda no recipiente, que serão o suficiente para acalmar e relaxar.

4. Utilize umidificadores de ar

Nessa dica, falaremos sobre os dois tipos de umidificadores de ar: o caseiro e o elétrico.

O primeiro, praticamente todas as pessoas têm em casa e, se você ainda não sabe, é o fogão. Basta aquecer a água, e a própria evaporação fará o trabalho de umidificar o ambiente. Não é só na cozinha, no entanto, que você poderá usar o vapor: despeje a água em um recipiente e leve-o para outros locais.

O segundo é o aparelho elétrico de umidificação do ar que pode ser encontrado em, praticamente, qualquer loja que venda aparelhos eletroeletrônicos. A diferença é que ele é “mais seguro” em relação à prática de esquentar água, visto que não terá a possibilidade de ter contato com esse líquido quente.

Independentemente da maneira escolhida para aumentar a umidade do ar do seu local de convívio, ela deve se ajustar à sua realidade. As mudanças climáticas já fazem parte do nosso dia a dia, então, devemos nos adaptar a isso para não sofrermos com as consequências.

Fale Conosco